Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

TRAVESSIA BARRA DE SÃO MIGUEL – PRAIA DO GUNGA EM ALAGOAS: Aquário natural + banco de areia!

Atualizado em fevereiro de 2020

Se você está indo passear em Alagoas e já incluiu no seu roteiro as praias do GungaBarra de São Miguel, vamos deixar mais uma dica para esse dia: a travessia de lanchinha da Barra de São Miguel à praia do Gunga. Aperte o play!

Pra começo de conversa, já deixo claro que para você ir da Barra de São Miguel para a praia do Gunga e vice-versa, não é necessário fazer essa travessia. É possível acessar ambas as praias de carro próprio e de forma independente,  sem agência.

 

+  Alugue um carro nas melhores locadoras e pague em 12x.

 

Mas, como a gente sabe que o turista está na cidade para aproveitar tudo e mais um pouco, indicamos que a travessia seja feita de lanchinha para deixar o seu dia de passeio ainda mais completo. Vale ressaltar que é super tranquilo, ou seja, dá pra ir com crianças, sem problemas.

Barra de São Miguel | Foto: Cris Andrade

A travessia não chega a ser um passeio propriamente dito mas, como eles incluíram duas paradas, o trajeto que levaria 10 minutos, passa a ser feito em cerca de uma hora. Então, dá pra aproveitar esse momento também! Vamos aos detalhes!

 

+ O que fazer em Maceió: Melhores passeios (com valores médios!)

 

#1 Comprando os ingressos

Os ingressos da lanchinha são vendidos na frente do ponto de embarque, no quiosque da Associação dos Jangadeiros. O preço é tabelado e fica exposto na frente. É possível pagar em espécie e no cartão (aceitam crédito e débito mas há um acréscimo).

 

DICA VC1: Em nenhuma hipótese, compre o ingresso fora do quiosque.

DICA VC2: Caso você esteja de carro alugado, basta colocar no gps ‘Bar e Restaurante Verdes Mares’. O quiosque fica do lado desse restaurante e há estacionamento pago bem na frente.

DICA VC3: Caso você deixe o carro estacionado na Barra de São Miguel e deseje fazer a travessia ida e volta, informe isso na hora da compra e ajuste o horário com o condutor da lancha.

 

#2 Embarque

De posso do seu ticket, dirija-se a alguma das lanchinhas que estão sempre  disponíveis na margem da praia da Barra de São Miguel. Cada lanchinha tem capacidade para levar 6 pessoas.

travessia barra de sao miguel praia do gunga

Ponto de embarque da lanchinha na Barra de São Miguel | Foto: Cris Andrade

 

É só chegar, entregar o ticket, preparar a câmera e curtir o visual. E que visual!

O que fazer na Barra de São Miguel

Barra de São Miguel | Foto: Cris Andrade

travessia barra de sao miguel praia do gunga

Barra de São Miguel | Foto: Cris Andrade

 

A lanchinha segue em direção aos arrecifes e faz duas ou três paradas, conforme você tenha contratado. São elas:

  • Aquário natural
  • Banco de areia 
  • Praia do Gunga (3ª parada ou destino final)

 

#3 Aquário natural | Primeira Parada

A parada no aquário natural não é demorada mas é bem legal! Avistar o marzão aberto do outro lado da barreira de corais é revigorante. 

O que fazer na Barra de São Miguel

Primeira parada da travessia | Foto: Cris Andrade

 

Além disso, podemos ver muitos peixinhos e outras espécies de vida marinha, como o ouriço e a estrela do mar.

Barra de São Miguel Alagoas

Barreira de corais | Foto: Cris Andrade

#4 Banco de areia | Segunda Parada

A segunda parada é no banco de areia. Uma delícia! Os barqueiros aproveitam a maré baixa e chegam equipados com mesas, sombreiros e bebidas para receber a turistada. Aí, quando a maré sobe, eles colocam tudo no barco e a diversão acaba…ô dó!  Rs… 

Banco de areia na Barra de São Miguel | Foto: Cris Andrade

Achei uma ideia muito bacana! Nesse dia, conversamos com pessoas de várias partes do país. Muito bom saber que os brasileiros estão viajando e conhecendo esses pequenos paraísos espalhados pelo Brasil. E depois de morar seis meses na Europa, afirmo com convicção, temos lugares fascinantes!

Barra de São Miguel Alagoas

Barra de São Miguel | Foto: Cris Andrade

Ah! Nessa parada não esquece de pedir a bebidinha no abacaxi. É uma das mais pedidas (com álcool ou sem)! 

Barra de São Miguel Alagoas

Coquetel de abacaxi | Foto: Cris Andrade

DICA VC1: Não esqueça de renovar o protetor solar, sobretudo no banco de areia onde a parada é mais demorada. A única proteção são os sombreiros das mesas. 

DICA VC2: Os preços cobrados nessa parada são um pouco acima da média.

 

#5 Praia do Gunga | Terceira Parada

A terceira ou última parada é, finalmente, na Praia do Gunga. Se quiser saber como aproveitar esse paraíso, não deixe de dar uma passadinha aqui > Praia do Gunga em Alagoas: 5 dicas para aproveitar melhor seu dia!

dicas da praia do gunga

Falésias da praia do Gunga | Foto: Cris Andrade

DICA VC: Se você for ficar apenas algumas horas, não esqueça de agendar o local e horário da volta com o condutor da lanchinha.

 

Grupo no Facebook

Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!

 

Vale a pena fazer Barra e Gunga em dias separados?

Sim! Se você tem dias suficientes, vale a pena ir direto para a praia do Gunga (fazendo ou não a travessia de lanchinha) para curtir o dia na praia, na lagoa, fazer o passeio de buggy ou quadriciclo, subir no mirante e fechar almoçando na Massagueira. Assim você conseguirá aproveitar tudo com mais calma, como as nossas férias merecem.

TOUR PRAIA DO GUNGA

Daí, em outro dia você vai passar o dia na praia da Barra, seja em alguma barraquinha beira mar, seja no receptivo Praerô. Veja todas as dicas aqui: Um dia na Barra de São Miguel, Alagoas (+ arredores)!

travessia barra de sao miguel gunga

Barra de São Miguel | Foto: Cris Andrade

 

Onde se hospedar na Barra de São Miguel

Muitos viajantes, sobretudo que os já conhecem a capital Maceió e estão na vibe de descanso, optam por se hospedar na Barra de São Miguel, que fica praticamente do lado da praia do Gunga.

Vou deixar aqui algumas opções, caso seja esse seu objetivo: Onde se hospedar na Barra de São Miguel: Paraíso a 30km de Maceió!

Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver outras opções e comparar os preços.

Booking.com

Vale a pena alugar um carro?

Sempre rodamos por Alagoas de carro. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar de madrugada para ir aos passeios mais distantes. E, em relação à praia do Gunga, o acesso é super tranquilo. A via é duplicada e, na volta, ainda dá para almoçar na Massagueira, como falamos acima.

Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Aproveita que já está por aqui e já faz uma  cotação aqui ou use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

Faça uma cotação aqui!

 

Lojinha do Viajante

Não deixe de dar uma passada na Lojinha do Viajante para ver itens que você pode precisar nessa viagem, como cangas, saídas de praia, máscaras de mergulho, viseiras, sapatilhas neopreno, blusas UV etc.

 

Transfer aeroporto/Maceió

Caso o uso do uber não seja uma opção para você, deixamos abaixo a indicação de um transfer ida e volta do Aeroporto de Maceió até o seu hotel localizado na Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.

TRANSFER AERO/HOTEL

Mais dicas de Alagoas

As melhores praias do litoral alagoano!

Hospedagem |

Maceió e arredores |

Maragogi|

Piaçabuçu|


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (GANHE $200)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER


IMAGEM PARA SALVAR NO PINTERESTtravessia barra gunga de lanchinhaCLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODOS OS NOSSOS PAINÉIS

Foto Capa | Cris Andrade
signature
7 Comentários
  • Ruthia Portelinha
    maio 26, 2020

    Que lindo passeio pela Barra de São Miguel e praia do Gunga. Tão cedo não podemos fazer viagens internacionais, portanto é hora de conhecer e divulgar as riquezas do nosso país. Essa é uma boa opção.

  • Carla Mota
    maio 26, 2020

    Que delicia de lugar! Essa Praia de Gunga é maravilhosa! e a travessia da BARRA DE SÃO MIGUEL é linda. Fiquei encantada com a cor laranja dessa areia.

  • Victoria
    maio 25, 2020

    Como eu AMO a praia do Gunga. Fui há tantos anos em uma viagem pelo Brasil de cruzeiro então, quando for novamente, vou aproveitar as suas dicas e ir pela travessia Barra de São Miguel. Essa praia é um paraíso e com certeza está na minha lista de praias mais lindas do Brasil.

  • Thaís
    maio 25, 2020

    Eita lugar maravilhoso! Não tem como não ter saudades do mar. Ainda mais o mar da Praia do Gunga, não é?

  • Aline
    maio 25, 2020

    Gente! não sabia que dava pra fazer a travessia da Barra de São Miguel para a praia do Gunga de carro :O Tapada eu será? Tudo bem que fazer essa travessia de lanchinha é legal também. Principalmente por causa das paradas, amei as fotos dos peixinhos. Não vejo a hora de tudo isso passar, pra todo mundo poder conhecer esse paraíso!

    • Viajante Comum
      junho 7, 2020

      Sim! É só seguir direto pela AL, daí você pode entrar de carro. Não tem erro! A entrada fica bem do lado do mirante.

  • Mariana Menezes
    maio 24, 2020

    Adorei a sugestão da travessia de lanchinha entre Barra de São Miguel e Praia do Gunga! Bom avisar mesmo que é importante comprar no quiosque, tem muito golpe por aí né? Quanta foto linda! Me deu uma saudade do mar… Já quero ir para Alagoas depois da Quarentena.

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!