Depois que me mudei para Brasília, sair para aproveitar o final da tarde é um dos programas que mais curto fazer, principalmente quando parentes e amigos vêm nos visitar.
Afinal, estamos falando do céu do Planalto Central que, sobretudo no período de seca, nos dá cores vibrantes que variam do laranja para o lilás em fração de segundos.
Assim, compartilho nesse post esses cantinhos especiais de onde curtir o pôr do sol em Brasília, para que você possa assistir ao espetáculo de camarote!
Lembrando que, se for temporada de ipês, não deixe de registrar mais essa beleza!
PÔR DO SOL EM BRASÍLIA: Lugares para assistir!
#1 Pontão do Lago Sul
Pontão do Lago Sul combina com: passeio de barco (há aluguel no local) ou ‘uns bons drinks’ com vista para o lago.
Horário de Funcionamento | Dom e Seg: das 7h às 0h – Ter a Qui: das 7h a 1h – Sex e Sáb: das 7h às 2h. Consulte aqui a lista e os horários dos bares e restaurantes.
+ Chapada dos Veadeiros: Como chegar, melhor época, quantos dias ficar e dicas essenciais!
#2 Torre de TV
A Torre de TV é uma das obras clássicas da cidade de Brasília. Foi inaugurada em 1964 e possui 244 metros. Perdi as contas de quantos amigos já levei para ver o pôr do sol no mirante que está a 75 metros de altura.
E tem mais! Além do pôr do sol, você terá uma visão de 360º da cidade, com destaque para o Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e Parque da Cidade. O acesso é gratuito e funciona diariamente das 09h às 18h.
Torre de TV combina com: fotos no letreiro ‘Eu amo Brasília‘ e uma voltinha na fonte e na Feirinha da Torre.
+ O que fazer em Pirenópolis em um dia ou fim de semana (+ dicas essenciais!)
#3 Parque Ecológico Ermida Dom Bosco
Em relação à área central, a Ermida Dom Bosco é o ponto mais distante dos mencionados e também o que possui uma das vistas mais lindas e mais amplas.
Além do lago Paranoá, é possível avistar boa parte do Plano Piloto, inclusive a Torre de TV. É para sentar, respirar e esvaziar a mente enquanto espera o sol cair.
DICA VC1: A infraestrutura nesse espaço é muito básica. Apenas um banheiro simples e uma lanchonete com água de coco, refrigerante e alguns salgados.
DICA VC2: Não deixe de descer até a beira do lago e, se for ficar além do pôr do sol, leve repelente.
Ermida Dom Bosco combina com: foto no letreiro “Eu amo Brasília” e banho no Lago Paranoá. Se animar, leve sua roupa de banho.
+ Brasília fora do eixo: 10 destinos nos arredores até 150 km!
#4 Orla JK
Aqui o cair da tarde será às margens do lago e diante de uma das obras mais bonitas de Brasília, a Ponte Juscelino Kubitschek.
Pôr do Sol na Ponte JK combina com: passeio no calcadão e happy hour em algum dos vários restaurante que ficam na região.
+ 10 lugares para viajar no Brasil: Destinos imperdíveis!
#5 Praça do Cruzeiro
Embora seja uma pracinha sem muitos atrativos, a Praça do Cruzeiro tem grande importância para a cidade de Brasília pois, além de ser o ponto mais alto da cidade (justamente onde está a cruz), foi lá que ocorreu a celebração da primeira missa na capital.
Há quem diga que é de onde vemos o pôr do sol mais bonito da cidade.
Pôr do sol na Praça do Cruzeiro combina com: Memorial JK + foto com as estátuas de Juscelino e Sarah Kubitschek e visita ao Museu do Índio.
+ Igrejas de Brasília: 3 templos lindíssimos que você tem que conhecer!
#6 Parque da Cidade
Chegue, fique às margens do laguinho e espere um dos momentos mais lindos do dia!
Pôr do sol no Parque da Cidade combina com: uma caminhada, água de coco, Nicolândia ou piquenique nas gramas do parque.
+ Onde se hospedar em Brasília: Hotéis no Plano Piloto próximos aos principais pontos turísticos!
#7 Calçadão da Asa Norte
Frequentado basicamente por brasilienses, o calçadão da Asa Norte é aquele suspiro no meio da cidade. Fica no final da Asa Norte, na L2, bem próximo à entrada do Lago Norte.
Lá, além do píer onde ficamos esperando o pôr do sol, ainda tem um parquinho, equipamentos para exercícios físicos e algumas barraquinhas de lanche (coisa simples).
O pôr do sol no Calçadão da Asa Norte combina com: um delicioso passeio caiaque. O aluguel é feito no local. Na última vez que fui custava 10 reais por meia hora.
E, pra finalizar, se você é daqueles que não abrem mão de uma boa hospedagem, dá pra combinar lago, piscina, e pôr do sol lá no Royal Tulip Brasília.
Onde ficar em Brasília
Aqui em Brasília, há excelentes opções como o Athos Bulcao Hplus Executive, o Nobile Suites Monumental ou o Meliá Brasil 21. Algumas, inclusive, sem pagamento antecipado ou taxa de cancelamento.
Preparamos um post especial só com dicas de hospedagem no Plano Piloto, próximas ao Eixo Monumental, Estádio, além dos principais atrativos turísticos. Dá uma olhada: Onde se hospedar em Brasília: Dicas de hotéis no Plano Piloto!
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
Alugar um carro é uma boa opção
Essa, sem dúvida, será uma excelente escolha. Mais autonomia para percorrer os pontos turísticos de Brasília e até, dar uma esticadinha a algum outro lugar das redondezas, como Formosa, Salto Corumbá ou quem sabe, a Chapada dos Veadeiros.
A Rentcars oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Mais dicas de Brasília (e arredores)
+ Rancho Canabrava: aventura e lazer a 25km do Plano Piloto em Brasília!
+ Eixo Monumental de Brasília: o imperdível na 1ª visita!
+ 10 motivos para você conhecer (hoje mesmo!) Cristalina no Goiás!
+ Salto do Itiquira: 168 metros de queda d’água que você precisa conhecer!
ESTÁ NO PINTEREST? SALVE O VÍDEO PARA CONSULTAR DEPOIS!
10 respostas
Minha hora favorita do dia!! Preciso de 7 dias em Brasília agora!!! Quem sabee!!
Hahaha! Vemmmm!
Quantos lugares incríveis em Brasilia! Gostei muito da sugestão de lugares e também não pode esquecer o repelente pois os insetos não dão trégua nuuunca
Muita gente torce o nariz para Brasília, mas não tem como negar que a cidade tem seus encantos!
Tem sim!!! É só tentar fugir um pouco dos passeios clássicos… 🙂
Ai que delicia de lugares….dicas para curtir o por do sol são sempre bem vindas. Adorei todas.
Curti as 7 opções, mas a que mais me agradou foi a #7 calçadão da Asa Norte. Agora só falta um convite para eu conhecer Brasília, né?! 😉
Convidada né, cidadã?! Venha simbora! 🙂
Ai amo Brasília! As fotos estão lindas! Pena que é tão seco e quente por lá né? Adorei as dicas!
Uma outra grande opção, é assistir o pôr do sol no meio do lago embarcado. Há várias opções de embarcações, o barco Netuno é uma excelente opção. Tripulação muito atenciosa e prestativa. Especial abraço ao capitão Zé Carlos, muito simpático e atencioso. Vale a pena curtir.