A cidade que embala os dias de carnaval ao som de frevos inesquecíveis também carrega a marca de momentos importantes da história do nosso país.
Dona do título de Patrimônio Cultural concedido pela Unesco em 1982, Olinda mantém em seus largos e ladeiras, igrejas que são verdadeiras relíquias. Muitas delas, inclusive, alvo de saques e incêndios provocados pelos holandeses, sobretudo no século XVII.
Deixo aqui para vocês as mais emblemáticas (com um breve resumo) e que, certamente, merecem sua visita. Vamos descobrir um pouco mais do nosso Brasil!
DICA VC: Caso deseje a comodidade do passeio guiado de um dia, percorrendo Recife e Olinda, é só clicar no botão abaixo para saber os detalhes do trajeto e valores.
TOUR RECIFE/OLINDA
#1 IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
Em estilo rococó, a Igreja de São Sebastião foi construída em 1686, como forma de agradecimento pelas graças alcançadas devido a uma epidemia de cólera que atingiu Olinda e outras cidades do Brasil.
Igreja de São Sebastião | Foto: Cris Andrade
#2 PARÓQUIA DO CARMO
A Igreja do Carmo foi a primeira igreja da Ordem das Carmelitas construída na América Latina.
Um fato interessante é que essa igreja possuía o maior sino da cidade mas, por volta de 1630, os holandeses o retiraram pra transformar em armamento para as tropas.
Igreja do Carmo, Olinda | Foto: Cris Andrade
+ Roteiro pelas 10 igrejas mais bonitas de Ouro Preto e Mariana!
#3 BASÍLICA E MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Em estilo barroco (nova construção após a invasão holandesa), é uma das construções mais lindas da cidade.
A talha dourada do Altar-Mor é incrível. Você precisa vê-la de pertinho! Demos a sorte de chegar na hora do cântico do ofício divino (gregoriano).
#4 IGREJA NOSSA SENHORA DO AMPARO
Está localizada no Largo do Amparo, logo após o Restaurante Beijupirá. A original foi construída em 1613 mas devido ao incêndio provocado pelos holandeses, também precisou ser reconstruída.
Igreja Nossa Senhora do Carmo | Foto: Cris Andrade
Vale passar pela lateral da igreja onde está um lindo casario e, mais adiante, a famosa Bodega de Veio.
| Foto: Cris Andrade
#5 CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
O Convento de São Francisco é a primeira sede franciscana no Brasil. Vale visitar para conhecer os painéis de azulejos portugueses que retratam momentos da vida de Francisco de Assis.
Vista do Convento a partir do Cruzeiro construído em pedras retiradas dos arrecifes | Foto: Cris Andrade
+ Minas Gerais: De Ouro Preto a Mariana de trem!
#6 CATEDRAL DA SÉ
A Igreja de São Salvador do Mundo está localizada no Largo da Sé, de onde podemos ter uma vista espetacular do mar e da cidade de Recife. Também sofreu com o incêndio holandês e serviu, inclusive, como templo calvinista durante a invasão.
#7 IGREJA DA MISERICÓRDIA
Fica bem na Ladeira da Misericórdia, uma das mais íngremes da cidade. Foi construída pela coroa portuguesa mas também foi incendiada pelos holandeses.
A subida é longa mas é super recompensada essa vista do mar!
E, pra deixar sua visita ainda mais completa, não deixe de ler nosso roteiro de um dia por Olinda! Preparamos aquele roteiro delicioso, passo a passo, para imprimir ou levar no celular!
DICA VC: Para mais detalhes sobre a história das igrejas, além de telefones de contato ou para saber se a visitação está suspensa, consulte o site oficial da Prefeitura de Olinda.
ONDE SE HOSPEDAR EM OLINDA E RECIFE
Em Olinda | Normalmente as pessoas não se hospedam em Olinda. Ficam em Recife e escolhem um dia pra fazer um bate e volta. Mas, se é seu desejo dormir por lá uma noite pra curtir um pouco mais, há algumas opções de hospedagem: Suite Jardim Beira Mar, Hotel Costeiro, Hotel Sete Colinas, Cama e Café Casa de Campo Olinda e Pousada do Amparo.
Hotel Sete Colinas | Foto Divulgação
Em Recife| Em Boa Viagem, temos várias opções como o Hotel Atlante Plaza, Park Hotel, Hotel Vila Rica Recife e o Mar Hotel Conventions.
Hotel Vila Rica Recife | Foto Divulgação
Ou, se preferir, utilize a caixa abaixo para fazer uma simulação e ver as opções, comparar os preços e ter acesso às avaliações de quem já se hospedou.
+ DICAS DE PERNAMBUCO
Recife e Olinda |
+ Circuito Fotográfico em Pernambuco: arte de rua em Olinda!
O que fazer em Olinda: Roteiro de um dia!
+ O que fazer em Recife: 7 passeios nos arredores da capital pernambucana!
Porto de Galinhas |
+ Como chegar a Porto de Galinhas saindo de Recife!
+ Pousadas baratas em Porto de Galinhas: Todas próximas ao centrinho da vila!
+ Passeio de buggy Ponta a Ponta em Porto de Galinhas!
+ Onde ficar em Porto de Galinhas: Resorts, hotéis e pousadas econômicas!
+ Praia de Maracaípe: Paraíso ao lado de Porto de Galinhas!
+ Pontal do Cupe: piscinas naturais a 5km de Porto de Galinhas!
VALE A PENA ALUGAR UM CARRO
Eu sempre indico aluguel de carro tanto em Alagoas quanto em Pernambuco, sobretudo para quem vai fazer um roteiro pelos dois estados. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar tão cedo para ir para os passeios.
A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
Dhebora Sancho
janeiro 31, 2018Que post lindo! Conhecer essas igrejas deve dar uma sensação de voltar no tempo, né? Adorei o post!
Viviane Carneiro
janeiro 29, 2018Adorei o post e as fotos maravilhosas! Eu amo visitar igrejas e as do Brasil são linda e repleta de história. Já quero visitar todas essas.
NiKi Verdot
janeiro 29, 2018Uma mais linda que a outra! Ainda não conheço Olinda, mas deve ser uma cidade muito bonita e interessante mesmo. Qualquer dia espero ter a oportunidade de conhecer todas estas igrejas! 😉
Fabiana Garbelotto
janeiro 29, 2018Adorei a matéria. Nunca fui para Olinda, mas está na minha listinha deste ano. Tenho certeza que esse conteúdo vai ajudar muito!
Ruthia
janeiro 19, 2018Portugueses e holandeses andaram em guerrinhas não apenas no Brasil, mas também em Angola. E havia fanatismo religioso nas duas partes, com tristes consequências para o património. Ainda assim conseguiram recuperar as igrejas e a cidade tem hoje um lindo conjunto arquitectónico. Um dia vou conhecer.
Abraço desde Portugal
Viajante Comum
janeiro 19, 2018Venha mesmo! 🙂 Abração!
Lulu Freitas
janeiro 19, 2018Lindo post! Fotos belíssimas! Só passei um dia em Olinda e não tive oportunidade de conhecer as igrejas em detalhes. Me deu mais vontade ainda de voltar com calma para curtir a cidade. Parabéns!
Jair Prandi
janeiro 19, 2018Estive em Olinda de passagem durante uma road trip por Alagoas e Pernambuco. Visitei apenas o Alto da Sé e passei por algumas igrejas, muito bonito!