Atualizado em setembro de 2020
Buscando dicas sobre o que fazer em Olinda em um dia? Preparamos um roteiro com os principais pontos turísticos da cidade para ser feito a pé, partindo do Varadouro até o Alto da Sé. Salve ou imprima e leve com você.
E hoje vamos caminhar por ruas de pedra, ladeadas por casarios coloridos e igrejas do século XVII. É isso mesmo! As dicas de hoje serão sobre Olinda, a vizinha mais charmosa da cidade do Recife.
DICA VC1: O roteiro proposto começa na parte baixa e vai até o Alto da Sé, ou seja, tome ladeira pra cima. Se você preferir fazer o roteiro ladeira abaixo, é só desembarcar no Alto da Sé e vir voltando até o Varadouro. Já fiz dos dois jeitos e cansa igual, rs…
DICA VC2: Fizemos o trajeto de uber, partindo de Boa Viagem, onde estávamos hospedados (no final do post tem sugestões). Foi bem rapidinho e em torno dos vinte e poucos reais.
DICA VC3: Caso deseje a comodidade do passeio guiado de um dia, percorrendo Recife e Olinda, é só clicar no botão abaixo para saber os detalhes do trajeto e valores.
TOUR RECIFE/OLINDA
ROTEIRO DE UM DIA EM OLINDA: a pé e por conta própria
#1 Praia dos Milagres e Igreja de Santa Cruz dos Milagres
Antes de adentrar nas ladeiras de Olinda, fomos visitar a Igreja de Santa Cruz dos Milagres que fica ao lado da Praia dos Milagres. Certamente é a igreja mais simples de Olinda e isso a faz ainda mais linda.
Igreja de Santa Cruz dos Milagres |
Praia dos Milagres |
Vista de Recife a partir da praia dos Milagres |
#2 Rua XV de Novembro
Retornando da Praia dos Milagres, passamos direto pelo Mercado Eufrásio Barbosa pois estava em obras e já seguimos para a Rua XV de Novembro onde está a Igreja de São Sebastião.
Igreja de São Sebastião |
Aqui, já nos deparamos com o casario colonial que segue nos encantando e colorindo nossa passagem por praticamente todo o percurso.
Casario da Rua XV de Novembro |
Como chegar a Porto de Galinhas saindo de Recife!
#3 Mosteiro de São Bento
Saindo da Rua XV de Novembro e entrando na Rua São Bento, nos deparamos com a Igreja e Mosteiro de São Bento.
A construção teve que ser reerguida após o incêndio causado durante a invasão holandesa e, anos depois, abrigou a primeira faculdade de Direito do Brasil.
Mosteiro de São Bento |
#4 Prefeitura de Olinda
Antigo Palácio dos Governadores e onde há uma das maiores concentrações de foliões durante o carnaval de Olinda, sobretudo quando passam os bonecos gigantes. Quem já foi sabe do que estamos falando!
Prefeitura de Olinda |
E, por ali mesmo, já encontramos o colorido talentoso dos artistas de rua.
Arte de rua em Olinda | Foto: Cris Andrade
Muros e paredes de Pernambuco: lindas fotos da arte de rua em Olinda!
#5 Sobrado Mourisco
Mais adiante chegamos a um dos poucos exemplares de Arquitetura Mourisca no Brasil. A casa, inclusive, serviu de hospedagem ao Imperador D. Pedro II e à Imperatriz Tereza Cristina, quando em viagem pelo Nordeste.
Sobrado Mourisco |
Do outro lado da rua também há uma pérola arquitetônica, o Casarão Vermelho. Há boatos de que foi uma das casas de Maurício de Nassau mas, segundo pesquisas, não procede.
Casarão Vermelho |
#6 Parque do Carmo e Igreja do Carmo
Parque do Carmo|
Igreja do Carmo |
As principais igrejas do Centro Histórico de Olinda!
#7 Igreja de São Francisco
Ao invés de subirmos direto pela Ladeira da Sé, viramos a direita para chegar ao conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco, onde estão cravados lindos painéis de azulejos portugueses. Entre na Capela e aprecie.
Igreja de São Francisco |
#8 Alto da Sé, Mirantes e Catedral
Hora de seguir para um dos pontos mais altos da cidade, o Alto da Sé, onde está a Igreja de São Salvador do Mundo.
Igreja da Sé |
De lá é possível avistar o mar e a cidade do Recife, sobretudo a partir do Mirante da Caixa d’Água.
Mirante no Alto da Sé |
Maracaípe: paraíso ao lado de Porto de Galinhas!
#9 Observatório, Feira de Artesanato e Casa dos Bonecos
Saindo da Sé e seguindo em direção a Igreja da Misericórdia, passamos pelo Mercado de Artesanato Silvia Pontual, onde dá pra garantir uma (ou várias) lembrancinha(s) da cidade.
Seguindo a caminhada, passamos pelo Observatório e pela Casa dos Bonecos Gigantes (atração paga) que retrata diversas celebridades nacionais e internacionais.
Mercado de Artesanato Silvia Pontual |
Observatório |
Casa dos Bonecos Gigantes |
O que fazer em Recife: Roteiro de um dia!
#10 Ladeira e Igreja da Misericórdia
A ladeira mais íngreme de Olinda. Testa e depois conta pra gente, rs…
Igreja da Misericórdia |
#11 Igreja do Amparo e Rua do Amparo
Optamos por não descer a ladeira da Misericórdia e seguimos pela lateral da Igreja até o Restaurante Beijupirá e, na sequência, para a Igreja do Amparo, passando pelo casario colorido da Rua do Amparo até a Bodega de Véio.
Casario da Rua do Amparo |
#12 Bodega de Véio
Um clássico de Olinda. Conservando os ares das antigas bodegas, a Bodega de Véio é um excelente ponto de parada para tomar algo acompanhado das famosas empadas, antes de prosseguir a caminhada.
Bodega de Véio |
Empada de camarão |
#13 Mercado da Ribeira
Fomos na direção dos Quatro Cantos (um dos principais pontos do Carnaval de Olinda) onde fica a Casa do Turista e partimos para o Mercado da Ribeira. Lá, é possível encontrar várias peças em talha e artesanato em geral.
Mercado da Ribeira |
#14 Museu do Mamulengo
Finalizamos nossa visita no Museu do Mamulengo. Personagens clássicos e divertidos que vale a pena conhecer. O único inconveniente é que, atualmente, só funciona de segunda a sexta. Fica na mesma rua do Mercado da Ribeira.
Museu do Mamulengo |
E aqui termina nosso roteiro pelas ladeiras de Olinda. Levamos uma tarde inteira, considerando a parada para almoço, lanche e muitas fotos. Agora é sua vez! E, quando voltar, conta pra gente se o roteiro ajudou. Beijocas!
Onde ficar em Olinda e em Recife
Em Olinda | Normalmente as pessoas não se hospedam em Olinda, ficam em Recife e escolhem um dia pra fazer um bate e volta. Mas, se é seu desejo dormir por lá uma noite pra curtir um pouco mais, deixo algumas opções de hospedagem: Suite Jardim Beira Mar, Hotel Costeiro e Cama e Café Casa de Campo Olinda.
Em Recife| Em Boa Viagem, temos várias opções como o Hotel Atlante Plaza, Park Hotel, Hotel Vila Rica Recife e Mar Hotel Conventions.
Ou, se preferir, utilize a caixa abaixo para fazer uma simulação e ver as opções, comparar os preços e ter acesso às avaliações de quem já se hospedou.
Mais dicas de Pernambuco
Olinda |
+ As principais igrejas do Centro Histórico de Olinda!
+ Circuito Fotográfico em Pernambuco: arte de rua em Olinda!
Recife e Porto de Galinhas |
+ Como chegar a Porto de Galinhas saindo de Recife!
+ Passeio de buggy Ponta a Ponta em Porto de Galinhas!
+ Pontal do Cupe: piscinas naturais a 5km de Porto de Galinhas!
+ O que fazer em Maracaípe: paraíso ao lado de Porto de Galinhas!
+ O que fazer em Recife: 7 passeios nos arredores da capital pernambucana!
Vale a pena alugar um carro
Eu sempre indico aluguel de carro tanto em Alagoas quanto em Pernambuco, sobretudo para quem vai fazer um roteiro pelos dois estados. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar tão cedo para ir para os passeios.
No caso específico de Olinda, você também pode optar por ir de uber a partir de Recife. Aí, você terá duas opções. Ficar no Alto da Sé, e fazer o roteiro descendo ou, ficar no Varadouro e fazer o roteiro subindo as ladeiras (essa foi a sequência que usamos no roteiro).
A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
Grupo no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!
Ana Paula
outubro 28, 2020Olá, Vou para Recife semana que vem. Já peguei as dicas para visitar Olinda. Dá para fazer esse percurso a partir das 14h ou fica muito tarde?
Quanto a questão de segurança, gostaria de realizar a experiência a pé, mas estarei sozinha. Com o que eu devo me preocupar? Alguma orientação de quem já foi?
Acaz de assis
fevereiro 1, 2020Olinda .Cidade mágica na arquitetura colonial ! Cheia de arte e cultura personalidades do povo Pernambucano Olinda Cidade💒🏫🕍⛪🎨🌟 👏👏👏🙏
Solange
maio 28, 2019Vou na proxima semana conhecer essas maravilhas…super ansiosa…da pra fazer a pe? de UBER?
Viajante Comum
maio 29, 2019Eu fui de Uber até o primeiro ponto e depois segui tudo a pé! Olinda tem que ser a pé pra aproveitar mais! 🙂
Marina Marchesi
dezembro 18, 2018Adorei seu artigo e me ajudou muito em um roteiro de uma tarde, quando voltei de Porto de Galinhas e separei o último dia ( entre a volta de Porto e pegar o avião de volta em Recife) para realizar meu desejo antigo de conhecer Olinda. Simplesmente amei ! Uma cidade alegre e colorida, e com um algo-mais de ter a praia embelezando ainda mais ! O Brasil tem lugares encantadores e Olinda é um deles sem sombra de dúvidas !
Viajante Comum
dezembro 19, 2018Fiquei muito feliz com seu comentário, Marina!! Obrigada por compartilhar! Isso nos dá um gás a mais para seguir compartilhando nossas experiências! Valeu, mesmo!
Leidiane
junho 30, 2019Pessoal. Melhor conhecer Recife/Olinda dias de semana ou final de semana???
Viajante Comum
julho 3, 2019Olinda, prefiro ir sexta ou sábado. Já o Recife antigo, adoro ir aos sábados pq não tem o movimento mais pesado da semana mas ainda assim, tem gente circulando!
Andrey
novembro 19, 2018Consigo fazer todo este trajeto das 08:00 da manhã até as 13:30 da tarde? Vou em fevereiro e só terei esse tempo livre para Olinda..
Viajante Comum
novembro 19, 2018Olá, Andrey! Consegue sim mas chega oito horas mesmo! Depois me conta se gostou! Abração!
rui batista
janeiro 29, 2018Simplesmente, estou OFICIALMENTE ENAMORADO DE OLINDA 🙂 Quanta beleza… que arquitetura sublime…
angela sant anna
janeiro 27, 2018achei demais esse mirante do observatorio, que vista linda! realmente vale a visita
Helen Francine Waldemarin
janeiro 24, 2018Que delicia esse seu roteiro! Saudades de Olinda, com toda sua historia, arquitetura e alegria! Deu vontade de voltar agora mesmo!
Belquior Gonçalves
janeiro 19, 2018Que legal ver que Olinda preserva tanta cultura, e principalmente arquitetura! Lindos lugares.
Camila Tuan
janeiro 16, 2018Menina achei teu post lá no United. Estava procurando mesmo um post sobre Olinda, como tu disse, foi lei da atração rs.
Amei os pontos turísticos que tu destacou.
Sou louca por arquitetura colonial, vou pirar quando for passear por lá.
Ótimo post, completo e direto.
Beijos
Ruthia
janeiro 16, 2018Nunca imaginei essa quantidade de igrejas numa localidade brasileira. Parece o norte de Portugal. Amei as casinhas coloridas quer da Rua XV de Novembro, quer da Rua do Amparo. Obrigada pela boleia neste passeio.
Thiago
janeiro 16, 2018Somos doidos para conhecer a colorida Olinda. Parece muito animada e com muitas opções turísticas. Adoramos o relato e as fotos.
Viviane Carneiro
janeiro 15, 2018Olinda é realmente linda e repleta de atrações interessantes! Amei as fotos e as dicas. Estive em Recife a muitos anos atrás preciso voltar e revisitar esse pedacinho do Brasil maravilhoso.
Marianne
janeiro 15, 2018Que gracinha de cidade!
Nunca fui a Pernambuco! Esse post me deu vontade de ir correndo! Amo cidades históricas! Essas casinhas coloridas dão todo um charme!