MENU

Search
Close this search box.

O QUE FAZER EM GOIÂNIA: principais atrações, onde comer e onde ficar!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Buscando dicas sobre o que fazer em Goiânia em até 3 dias? Listamos as principais atrações, pontos turísticos, além de dicas de bares, restaurantes e hotéis nas melhores localizações da cidade.

O QUE FAZER EM GOIÂNIA: informações gerais!

#1 Onde fica Goiânia e como chegar

Goiânia é a capital do estado do Goiás e está localizada na região centro-oeste do país. É o município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²), segundo dados da prefeitura da cidade.

O jeito mais prático de chegar a Goiânia é desembarcando no Aeroporto Santa Genoveva (GYN) que está a apenas 8km do centro da cidade de Goiânia.

De carro, a partir de Brasília pela BR-060, o trajeto tem cerca de 200km, conforme mapa abaixo.

+ 10 melhores passeios na Chapada dos Veadeiros!

#2 Onde ficar em Goiânia

Quando vou a Goiânia para turistar, costumo me hospedar no Setor Oeste ou no Setor Marista.

Na maioria das vezes fico em hotéis da Rede Ibis. Aquele básico que funciona.

Já fiquei no Ibis Goiânia (Setor Oeste) e também no Ibis Styles Goiânia Marista (Setor Marista).

Uma outra opção bem localizada no Setor Oeste é o Plaza Inn Executive.

E, no Setor Marista, também indicamos: Holiday Inn Goiânia, Transamerica Collection Goiânia e QS Marista Hotel.

Eu gosto desses dois bairros porque estão cheios de opções de bares e restaurantes. E, por mais que eu sempre alugue carro, quanto menor o deslocamento, sobretudo para atividades noturnas, melhor.

Uma outra localidade interessante para se hospedar é o Jardim Goiás onde estão o Quality Hotel Flamboyant, o Comfort Suites Flamboyant Goiânia e o K Hotel. Todos a cerca de 5 minutos do Shopping Flamboyant e do Parque Flamboyant.

#3 Goiânia combina com…

Os arredores da capital do Goiás estão cheios de opções legais para combinar na mesma viagem.

Entre eles, podemos citar a cidade histórica de Pirenópolis que está a apenas 130km de Goiânia.

Destinos para curtir, majoritariamente, parques aquáticos e piscinas de água quente, a exemplo de Caldas Novas e do complexo do Rio Quente Resorts que estão a aproximadamente 170km.

A cidade de Goiás (Goiás Velho), Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, capital do Goiás até a década de 30 e que está a cerca de 150km.

Já em relação à Chapada dos Veadeiros é necessário um certo planejamento.

Nesse caso, seria mais conveniente desembarcar no aeroporto de Brasília. A distância de Brasília até a Chapada é quase a metade se comparada à Goiânia que está a cerca de 425km de Alto Paraíso.

Por fim, se o seu desejo é visitar duas capitais do centro-oeste numa única viagem, é plenamente possível. As cidades de Brasília e Goiânia distam entre si cerca de 205km pela BR-060.

+ 10 lugares para viajar no Brasil: destinos imperdíveis!

#4 Compras em Goiânia

Goiânia é muito famosa por suas inúmeras feiras. Feira do Sol, Feira da Lua, Feira Hippie, Feira do Cerrado e Região da 44 são algumas das opções.

Além das feiras, Goiânia também tem uma boa oferta de shoppings centers, a exemplo do Goiânia Shopping e do Shopping Flamboyant.

Portanto, se fazer compras estiver no seu roteiro, reserve pelo menos um dia para a gastança.

+ Café da manhã no Jardim Botânico de Brasília!

#5 Onde comer em Goiânia (bares e restaurantes)

São muitas opções de restaurantes, bares e botecos em Goiânia. Listei abaixo alguns dos que mais gostei nas minhas andanças pela capital:

  • 1929 Trattoria Moderna
  • Kanpai Restaurante
  • Madalena Gastrobar
  • Bahrem Bar
  • Deck Mambo Gastrobar
  • Tatu Bola

Para conhecê-los com um pouco mais de detalhes: + Bares e restaurantes em Goiânia!

o que fazer em goiania

+ Onde tomar vinho em Brasília: wine bars descolados e sem frescura!

#6 Como se locomover em Goiânia

Não acho Goiânia uma cidade muito fácil para se locomover de transporte público, sobretudo quando você está indo turistar e não quer perder tempo.

Assim como Brasília, é um dos destinos que sugiro que você alugue um carro. E, se você for seguir viagem para a Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis ou outro destino nos arredores, esta certamente será a melhor escolha.

DICA VC1: Se você não dirige, opte por transporte de aplicativo que funciona muito bem dentro da capital.

DICA VC2: Quando optamos por alugar um carro, costumamos utilizar o serviço da RentCars e sempre ficamos satisfeitos. Faça um orçamento aqui ou no quadro abaixo para avaliar se vale a pena para você!

#7 Quando ir para Goiânia

Até no centro-oeste, onde as estações eram bem marcadas, o clima vem mudando bastante. Chuvas fora de hora ou aquele calorão quando estamos, na verdade, esperando um temporal.

Mas, de forma geral, organizando sua viagem entre meados de abril até setembro, você provavelmente pegará um tempo bom.

Contudo, vale lembrar que a partir de julho (sobretudo julho e agosto), o calorão costuma castigar por conta do período mais pesado da seca.

O QUE FAZER EM GOIÂNIA: principais atrações para um fim de semana!

Edifícios em Art Déco que datam de sua fundação, muitos espaços verdes e uma vida noturna pra lá de movimentada são algumas das principais opções para desfrutar da cidade.

Tentamos reunir o que há de mais interessante para você aproveitar a cidade de Goiânia. Nada de lista com 50 coisas. Tudo para facilitar o seu roteiro, seja para um final de semana, seja para uma passagem rápida pela cidade.

#1 Praça do Sol e Letreiro Eu ♥️ Goiânia (+ Feira do Sol)

A Praça do Sol é um dos cartões postais de Goiânia. Foi revitalizada e ganhou o letreiro que atrai moradores e turistas, sobretudo aos domingos quando acontece a Feira do Sol.

o que fazer em goiania

Na feirinha, um pouco de tudo, artesanato, decoração, muitas roupas e acessórios, além de comidinhas.

o que fazer em goiania

#2 Praça Cívica

A Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, conhecida como Praça Cívica, é uma visita cultural interessante. Está localizada no Setor Central e foi a primeira praça a ser construída em Goiânia.

Pedro Ludovico Teixeira foi o fundador de Goiânia. Foi ele também o responsável pela transferência da capital da Cidade de Goiás (Goiás Velho) para Goiânia.

Os principais monumentos da Praça Cívica são: Monumento às Três Raças, Museu Zoroastro Artiaga, Monumento em Homenagem a Pedro Ludovico Teixeira e Cine Cultura.

Além disso, você não pode deixar de observar a força do estilo Art Déco presente na Praça Cívica. Esse estilo surgiu na Europa, na década de 20 e, se caracteriza, entre outras coisas, por linhas retas, geometrismo e cores marcantes.

#3 Parque Vaca Brava

A cidade de Goiânia possui muitos parques, bosques e áreas verdes, ou seja, mesmo sem querer você irá cruzar com algum desses espaços. Então, aproveite para visitar ao menos um deles.

Deixamos como sugestão o Parque Vaca Brava que fica numa localização central, do lado do Goiânia Shopping.

Daí, na sua próxima visita à capital, aproveite para conhecer também o Bosque dos Buritis, Parque Areião, Parque Flamboyant, Lago das Rosas ou o Jardim Botânico.

+Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante?

#4 Museu Memorial do Cerrado

Se eu tivesse que escolher apenas um museu para visitar em Goiânia, minha escolha seria o Museu Memorial do Cerrado.

Trata-se de um museu super completo que permeia diferentes aspectos, fugindo um pouco do desenho clássico de um museu.

Apresenta informações da formação geológica e a história evolutiva da terra, réplicas de vilas coloniais portuguesas, uma aldeia indígena, quilombos do cerrado e muito mais! É uma verdadeira imersão.

DICA VC: O Memorial do Cerrado está situado no Campus II da PUC Goiás, na Avenida Engler, Jardim Mariliza. A entrada custa 20 reais.

#5 Centro Cultural Oscar Niemeyer

O Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo composto por quatro obras: Biblioteca, Museu de Arte Contemporânea, Monumento aos Direitos Humanos e Palácio de Música. Todos com a escala monumental tão familiar a Niemeyer.

Para quem se interessa por projetos de arquitetura, vale a pena ler a matéria Clássicos da Arquitetura: Centro Cultural Oscar Niemeyer da Archdaily.

DICA VC: Chegue por volta das 16h/16h30min e aproveite para esperar o pôr do sol.

#6 Arte urbana do Beco da Codorna

O Beco da Codorna é uma viela (Viela Miguel Rassi), localizada no trecho central da Avenida Anhanguera, centro histórico de Goiânia.

O espaço (e seus arredores) está cheio de grafites de autoria de vários artistas do país, oriundo de um projeto de revitalização.

Para quem curte arte de rua, vale a visita para apreciar e fazer muitos cliques.

#7 Tomar uns drinks no Gra Rooftop

Localizado no 42º andar do edifício Orion Complex, o Gra é um rooftop super charmoso que funciona a semana inteira. De domingo a quinta das 17h30 às 23h30 e sextas e sábados, das 17h30 às 00h30.

Como é totalmente aberto, não custa dar uma olhada na previsão do tempo. Nesse caso, se o tempo não tiver propício, vale a pena reservar um almoço ou jantar no Gra Bistrô.

Localizado no mesmo edifício, no 40º andar, o Gra Bistrô é um espaço super elegante para almoçar ou jantar com aquela vista da cidade de Goiás.

Para ambos, não esqueça de reservar.

Mais dicas de Goiás

Pirenópolis

Alexânia

Formosa

Chapada dos Veadeiros

Tour por Goiânia

Se você preferir fazer um passeio guiado por Goiânia, deixo como sugestão esse tour guiado.

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

3 respostas

  1. Meu irmão mora em Brasília e nos convidou a fazermos uma viagem para conhecermos Goiânia quando formos visitá-lo novamente. Vou repassar pra ele o link para ele dar uma olhada para sabermos o que fazer em Goiânia quando formos.

  2. Ainda não conheço Goiânia, mas perece ser um destino imperdível, muita dica boa nesse post. Quero visitar logo!

  3. Que legal, não sabia que tinha tanta coisa para fazer em Goiânia – eu vou fazer questão de conferir a arte urbana pq gosto bastante e claro, tirar uma foto no letreiro e conhecer e comprar nas feirinhas diversas! Ainda quero conhecer Goiás Velho, mas Pirenópolis conheci da última vez que estive em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!